trabalho
MPT apresenta projeto de atuação na cadeia produtiva de pedreiras; confira
Objetivo é estabelecer estratégias para erradicar o trabalho em condições análogas à escravidãoO Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará audiência coletiva, na próxima segunda-feira, 25, em Maceió, para apresentar a empresas do setor de pedreiras e a integrantes do poder público o projeto “Reação em Cadeia: atuação do Ministério Público do Trabalho em Cadeias Produtivas”. O evento acontece às 13h30, no auditório do Ministério Público Federal (MPF).
O objetivo é estabelecer estratégias para erradicar o trabalho em condições análogas à escravidão e o tráfico de pessoas na atividade de extração de pedras realizada em pedreiras de Alagoas. A atuação faz parte de iniciativa da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do MPT.
Para participar da audiência coletiva, foram convidados integrantes da Justiça do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL), MPF, Governo do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).
Empresas e cooperativas que atuam na extração de pedras e empresas do setor da Construção Civil também foram convidadas a participar das discussões. Também foram convidados a participar da audiência coletiva representantes de municípios de Alagoas nos quais foi identificada a atividade em pedreiras.