EM MENOS DE UMA SEMANA

Maceió registra três furtos de cabeamento no viaduto da antiga PRF

Suspeito foi levado à delegacia
Por Com Assessoria 19/12/2024 - 14:20

ACESSIBILIDADE

Ascom Ilumina
Crimes causaram interrupções nos serviços de iluminação pública
Crimes causaram interrupções nos serviços de iluminação pública

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) registrou três casos de furtos de equipamentos da rede de iluminação pública no trecho do viaduto da antiga PRF, na BR-104, parte alta da capital, entre sexta-feira, 13, e quarta-feira, 18. Os furtos causaram interrupções nos serviços e colocaram em risco a segurança dos transeuntes.

Ao todo, cerca de 3.600 metros de cabos precisaram ser repostos pela Ilumina. Na sexta-feira, quase 2 mil metros de cabeamento foram substituídos, mas cerca de mil metros de materiais foram furtados novamente no mesmo local. Na terça-feira, 17, outros 600 metros de cabos foram repostos, sendo também furtados no dia seguinte. O suspeito do último furto foi detido pela Guarda Civil Municipal de Maceió (GMM) e entregue à Polícia Militar de Alagoas, sendo liberado após ser fichado pela Polícia Civil.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, afirmou que os furtos impactam negativamente tanto a população quanto os cofres públicos. Segundo ele, a substituição imediata dos equipamentos roubados é essencial para garantir o funcionamento pleno da rede, mas os recursos destinados à reposição poderiam ser investidos em melhorias na infraestrutura. Em 2024, a Autarquia já gastou R$ 101.662,65 na reposição de 12.133,5 metros de cabeamentos furtados.

A Ilumina tem trabalhado em parceria com a GMM para prevenir novos furtos. O inspetor comandante da GMM, Jamerson Oliveira, destacou que as rondas foram intensificadas, principalmente à noite, e que a Guarda tem utilizado tecnologia para fiscalizar diferentes pontos da cidade. Atualmente, dez totens com câmeras de monitoramento funcionam 24 horas em Maceió, auxiliando na distribuição do efetivo. A Guarda também está fortalecendo o setor de inteligência, com novas viaturas e mais agentes.


Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato