SUSTO

Gato é resgatado após ficar com a cabeça presa em porta de vidro em Maceió

Por suas características exploratórias e ágeis, os gatos são os protagonistas em situações de risco
Por Redação com assessoria 06/01/2025 - 18:55

ACESSIBILIDADE

CBM/AL
Com a utilização de equipamentos e técnicas adequadas, o animal foi resgatado com sucesso
Com a utilização de equipamentos e técnicas adequadas, o animal foi resgatado com sucesso

Um gato que ficou preso em uma porta de vidro de uma clínica veterinária na rua Santos Pacheco, localizada no Centro de Maceió, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) nesta segunda-feira, 6. O animal não sofreu ferimentos graves.

Ao chegar ao local, a guarnição de resgate, composta por quatro militares, efetuou a retirada do felino que estava preso em uma abertura circular na estrutura de vidro do estabelecimento. Com a utilização de equipamentos e técnicas adequadas, o animal foi resgatado e deixado aos cuidados dos responsáveis.

Ocorrências envolvendo o resgate de animais são frequentes e fazem parte da rotina das guarnições do CBMAL, principalmente no que diz respeito a animais domésticos, como cães e gatos. Durante o ano de 2024, a corporação registrou 320 atendimentos relacionados a esses tipos de animais.

Desse total, 101 (31%) envolveram cães e 219 (68%) gatos. Esses números mostram que os gatos, por suas características exploratórias e ágeis, acabam sendo os principais protagonistas em situações de risco.

Além disso, a corporação frequentemente realiza resgates de animais silvestres, como cobras, jacarés, porcos espinhos, e até aves, como corujas que, por vezes, acabam em áreas urbanas ou em situações de risco. Outro tipo frequente de ocorrências envolve outros animais domésticos como cavalos.

A alta incidência desses casos evidencia a necessidade de maior atenção e cuidados preventivos. Para os tutores de animais domésticos, é essencial evitar locais de risco, como áreas estreitas ou objetos que possam causar acidentes. Já em casos de animais silvestres, o CBMAL orienta que a população mantenha distância e acione imediatamente as autoridades, evitando qualquer tentativa de manejo inadequado.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato