Bairro Santa Amélia
Secretário diz que prefeitura doará imóveis de novo residencial à Braskem
Lucas Callado fala sobre acordo entre órgãos públicos para doar 500 apartamentos à empresaA Prefeitura de Maceió vai repassar à Braskem cerca de 500 unidades de um total de 1.180 apartamentos do complexo residencial Santa Amélia, na parte alta da cidade.
O residencial será entregue até fevereiro deste ano e a "doação" para a empresa mineradora que destruiu cinco bairros na capital alagoana, faz parte do acordo fechado a Prefeitura de Maceió e que envolveu Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça de Alagoas e Defensoria Pública da União.
As informações são do secretário municipal de Habitação, Lucas Callado, em reunião com moradores dos bairros afetados pela mineração em dezembro do ano passado. Um vídeo da reunião circula nas redes sociais e mostra moradores e lideranças comunitárias perplexos com a novidade.
Segundo o secretário municipal as restantes das unidades serão sorteadas com famílias carentes cadastradas na Secretaria de Habitação de Maceió pela Caixa Econômica Federal.
A construção dos imóveis na Santa Amélia foi anunciada pela Prefeitura de Maceió em 2023. São três residenciais em fase final de construção. Segundo o anúncio, os conjuntos Pedro Teixeira Duarte I e II possuem 500 apartamentos cada, e o Diana Simon, tem 180 unidades. No anúncio da prefeitura todas as unidades seriam destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade.
Em nota oficial, a Prefeitura de Maceió informa que as unidades as quais o secretário se referiu serão destinadas às vítimas da Braskem. Confira:
NOTA
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) informa que as unidades habitacionais em questão serão destinadas às vítimas do afundamento de solo, em conformidade com o acordo firmado entre o Município de Maceió, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado de Alagoas, a Defensoria Pública da União e a Braskem.