boletim

Infogripe alerta para aumento de casos de síndrome respiratória em Alagoas

Apesar de tendência geral de queda, estado apresenta crescimento nos casos graves
Por Redação com Agência Brasil 12/01/2025 - 07:45
A- A+
Secom/Arapiraca
Dados são do boletim InfoGripe, da Fiocruz
Dados são do boletim InfoGripe, da Fiocruz

O Boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz, sinaliza uma redução nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas). No entanto, há um alerta para o crescimento na tendência de longo prazo em cinco estados: Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima.

O rinovírus segue como principal causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos, enquanto o Sars-CoV-2 (causador da Covid-19) predomina entre idosos. Segundo o levantamento, a incidência semanal média de SRAG por Covid-19 tem maior impacto em crianças pequenas e idosos, sendo que a mortalidade é mais elevada entre pessoas com 65 anos ou mais.

No Ceará, o aumento de casos de Covid-19, registrado em boletins anteriores, persiste, com maior impacto em jovens e adultos, embora haja sinais de desaceleração entre os idosos, conforme apontou Tatiana Portella, coordenadora do InfoGripe e pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz.

Portella destacou ainda o crescimento de SRAG entre idosos em estados do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão, além de estados do Norte, como Amazonas, Acre, Pará e Rondônia. A pesquisadora apontou uma possível associação com a Covid-19, mas ressalvou que os dados laboratoriais disponíveis ainda são insuficientes para confirmar essa relação com precisão.

Alagoas e Roraima também demandam atenção, devido ao cenário oscilante e ao aumento dos casos de Covid-19 em grande parte das regiões Norte e Nordeste.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato