ALAGOAS

HGE atendeu mais de cinco mil vítimas de acidentes de trânsito em 2024

Desatenção, uso de celular, consumo de álcool e excesso de velocidade foram as maiores causas
Por Redação com Sesau 13/01/2025 - 11:28
A- A+
Assessoria
Hospital Geral do Estado registrou 5.525 acidentes de trânsito em 2024
Hospital Geral do Estado registrou 5.525 acidentes de trânsito em 2024

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 5.525 acidentes de trânsito em 2024, um aumento em relação aos 5.435 casos registrados em 2023, segundos divulgados nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Veja o ranking:

Colisões: 2.524

Acidentes de moto: 2.113
Atropelamentos: 458
Ocorrências com bicicleta: 278
Capotamentos: 152

Embora os números apresentem estabilidade, o cirurgião geral Amauri Clemente destacou a persistência de causas evitáveis, como desatenção, uso de celular, consumo de álcool e excesso de velocidade, que continuam a ser responsáveis pela maioria dos acidentes.

“São números praticamente estáveis, mas muito altos e todos poderiam ser evitados com mais prudência e respeito às normas do trânsito. Ainda é comum chegar pessoas que relatam desatenção, consumo de bebidas alcoólicas, uso de celular na direção, ultrapassagem em local proibido e velocidade acima do limite de pelo menos uma das partes”, afirmou o cirurgião.

Um exemplo disso foi o caso de Gabriel Messias da Silva Santos, de 21 anos. Ele sofreu um acidente na BR-316, em Satuba, ao ser atingido por um motociclista que cortou a rodovia sem perceber a aproximação de Gabriel. Felizmente, ele usava capacete e trafegava a baixa velocidade, não sofrendo fraturas e sendo liberado após exames no HGE.

O hospital, especializado em traumas, orienta que, em casos de acidente com fraturas suspeitas, as vítimas não sejam movidas até o atendimento de emergência. Além disso, reforça a importância de utilizar equipamentos de proteção, manter os veículos em boas condições e respeitar as normas de trânsito para prevenir mais acidentes.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato