POLÍTICA
Dantas anuncia processo contra deputado que denunciou manipulação na SSP
Delegado Leonam disse que números de homicídios em Alagoas são subnotificadosAs declarações em vídeo postado pelo delegado estadual Leonam Rodrigues (União), acusando a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas de manipular os índices de violência levou o governador Paulo Dantas (MDB) a anuncia que vai processar o delegado por difamação e crime similar.
Dantas afirmou ser um defensor da liberdade de expressão, mas destacou a importância da responsabilidade ao divulgar informações. “Integrantes da oposição sobrevivem politicamente produzindo fake news e isso é crime. Quem produz mentira precisa responder criminalmente na Justiça, e nós vamos tomar as providências no caso do Delegado Leonam”, disse.
A decisão do governador foi comunicada durante evento de filiação de novos prefeitos ao MDB realizado nesta terça-feira, 21. Dantas apresentou dados da SSP na ocasião, informando a redução no número de homicídios em Alagoas em comparação com 2024. O governador afirmou que foram registrados até 20 de janeiro último, 57 ocorrências, enquanto em igual período do ano passado foram 73. O deputado disse que os números não são reais e ainda prometeu pedir o impeachment de Paulo Dantas.
O vídeo do deputado foi gravado após os episódios de violência ocorridos no final de semana, como o atentado na orla da Pajuçara que deixou dois mortos e a construção de barricadas por traficantes em Rio Largo para impedir a entrada da polícia. O deputado também responsabilizou o governador pela morte da criança de três anos, Maria Alice de Oliveira, atingida nas costas por um tiro quando homens abriram fogo contra um grupo de pessoas no bairro Ouro Preto.
O governador destacou os esforços para combater o crime organizado no estado e disse Alagoas saiu da posição de estado mais violento do país.