ALERTA

Surto de Norovírus em cruzeiro atracou em Maceió na última quarta-feira

Com 6.293 ocupantes a bordo, 127 apresentaram Doença Diarreica Aguda
Por Redação com Agências 25/01/2025 - 16:45
A- A+
Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Cruzeiro MSC Grandiosa
Cruzeiro MSC Grandiosa

O cruzeiro MSC Grandiosa, monitorado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido a um surto de norovírus, atracou no Porto de Maceió na última quarta-feira, 22 e tem previsão de retornar à capital alagoana na próxima quarta-feira, 29. Na temporada 2024/2025, que se estende até abril, o transatlântico deve visitar a costa de Alagoas 17 vezes.

Com 6.293 ocupantes a bordo, 127 apresentaram Doença Diarreica Aguda (DDA) e foram isolados. O norovírus, agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista – ponto de partida do navio – é transmitido por contato direto ou com superfícies contaminadas. De acordo com a Anvisa, os casos registrados desembarcaram em Santos, onde foram adotadas as medidas sanitárias necessárias.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a Anvisa comunicou o setor de Vigilância em Saúde de Alagoas na quinta-feira, 23, mas não reportou novos casos relacionados ao navio. Em nota, a MSC Cruzeiros afirmou que intensificou os procedimentos de limpeza e sanitização e orientou os passageiros a higienizarem as mãos frequentemente e a procurarem o Centro Médico em caso de sintomas gastrointestinais.

Relatos de passageiros publicados em plataformas de reclamações online descrevem sintomas como mal-estar, vômitos e diarreias ocorrendo durante o trajeto, além de preocupações sobre a circulação de infectados a bordo. Os relatos indicam que os procedimentos de isolamento não impediram completamente o contato entre passageiros sintomáticos e assintomáticos.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato