MEIO AMBIENTE
Alurb recolhe mais de 200 toneladas de resíduos após chuvas na capital
Trabalhos foram realizados na foz do Riacho Salgadinho e na Lagoa Mundaú![Foz do Salgadinho é um dos pontos mais afetados pelo acúmulo de resíduos após chuvas intensas Foz do Salgadinho é um dos pontos mais afetados pelo acúmulo de resíduos após chuvas intensas](https://img.dhost.cloud/M42szSHtZ4JWcXBHx8e6tMnXp1I=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/05-02-25-limpeza-chuvas-foz-salgadinho-allurb-fotos-beto-macario-17-1.jpeg)
Após ampliar a quantidade de equipes em serviços primordiais durante a última quarta-feira, 6, quando fortes chuvas atingiram a capital, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) registrou o recolhimento de mais de 200 toneladas de resíduos arrastados pelas águas pluviais, principalmente na foz do Riacho Salgadinho e na Lagoa Mundaú. As atividades visam também proteger os biomas do mar e da lagoa das ações negativas do ser humano.
Entre os itens recolhidos e arrastados, foi possível observar recicláveis, resíduos domiciliares, materiais volumosos, como sofás, geladeiras e pneus, que foram descartados de forma irregular em vias da capital.
No entanto, todos estes poderiam ser despejados gratuitamente em equipamentos instalados pela Prefeitura de Maceió, como os Pontos de Entrega Voluntária - para recicláveis - e os Ecopontos para o restante dos materiais, com exceção dos pneus, que devem descartados em borracharias.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, explica que o descarte irregular é a principal causa de transtornos durante o período chuvoso.
"O resíduo descartado de forma errada é muito prejudicial para o escoamento das águas pluviais, o que acaba causando o entupimento de canais, galerias, bueiros e, por consequência, alagamentos e outros problemas relacionados. Mesmo com a atuação em pontos estratégicos para minimizar os transtornos, a população precisa entender seu papel e compartilhar com o poder público a responsabilidade de dar a destinação correta para os materiais gerados", disse.