dança das cadeiras
Renan Filho segue em ministério enquanto Lula prepara mudanças
Alterações podem ocorrer ainda em fevereiro, com saída de ministros e possíveis trocas estratégicas![O ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, durante coletiva O ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, durante coletiva](https://img.dhost.cloud/6M2CXpHrqs_KB-dDBdzo-wzHRYU=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2024/03/dsc-0170-2.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está planejando mudanças significativas na Esplanada dos Ministérios, com foco em garantir a governabilidade para os últimos dois anos de seu mandato e já de olho nas eleições de 2026.
Entre os nomes que devem se manter no governo estão pesos pesados, como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Camilo Santana (Educação). Embora Haddad tenha sofrido algumas derrotas políticas recentemente, ele ainda é considerado o pupilo de Lula e um possível sucessor.
Por outro lado, ministros como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Nísia Trindade (Saúde) devem deixar suas pastas.
Algumas dessas posições são almejadas por partidos do centrão. As mudanças ministeriais devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025, com possibilidade de ajustes ao longo de fevereiro. As negociações também envolvem partidos como MDB, PSD, União Brasil, Republicanos e PP, mas a última palavra será de Lula.