MEIO AMBIENTE
Filhotes de tartaruga de espécie vulnerável são atropelados em Jacarecica
Animais seguiram em direção à luz da pista em vez de irem para o mar![Tartaruga-oliva é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza Tartaruga-oliva é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza](https://img.dhost.cloud/7d4BjwwRV6pkMQcc3drH_XCUP70=/700x429/smart/https://ojornalextra.us-east-1.linodeobjects.com/uploads/imagens/2025/02/whatsapp-image-2025-02-12-at-085053-1.jpeg)
Filhotes de tartaruga-oliva foram atropelados na pista próxima à praia de Jacarecica na madrugada desta quarta-feira, 12. Segundo informações do Instituto Biota de Conservação, os animais, desorientados, seguiram em direção à luz da pista em vez de irem para o mar, como é natural após a eclosão dos ovos.
O incidente foi registrado pelo instituto quando uma equipe foi acionada durante a manhã para monitorar uma tartaruga-de-pente que chegou à praia para desovar. Ele foi marcada pelo mesmo instituto em 2021.
O Biota alerta que a iluminação artificial pode confundir os filhotes, afastando-os do mar. Neste mês, a organização elaborou mapas para auxiliar a empresa responsável pela iluminação de Maceió a evitar problemas semelhantes.
![](/uploads/extra/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-08.50.54.jpeg)
A espécie Oliva é considerada vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A eclosão dos ovos ocorre principalmente à noite, período em que os animais são mais suscetíveis a interferências humanas.
A orientação do Instituto é que, ao encontrar um filhote vivo na pista, a população o leve para a areia, próximo à água. "Se estiver muito exausta devido ao caminhar na pista, o recomendado é colocar próximo à água", explica Bruno Stefanis, biólogo e presidente do Instituto Biota de Conservação.