ECONOMIA
Quem é a alagoana primeira mulher a presidir conselho do Banco do Nordeste
Engenheira civil pela Ufal, Sávia Gavazza assume cargo com foco em sustentabilidade e inclusão
Pela primeira vez em sua história, o Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) será presidido por uma mulher. A engenheira civil Sávia Gavazza dos Santos, alagoana formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi eleita pelos conselheiros da instituição.
Sávia irá comandar o órgão máximo de governança do BNB, maior banco de desenvolvimento regional da América do Sul. O Conselho de Administração é responsável por decisões como a escolha do presidente executivo da instituição.
O economista e ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara continuará à frente da presidência executiva do banco. A presidência do conselho e a presidência executiva são funções distintas dentro da estrutura de comando do BNB.
Com carreira consolidada no meio acadêmico, Sávia tem pós-doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ela também é professora concursada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Desde dezembro, Sávia integra a equipe técnica do Ministério da Fazenda, a convite do secretário-executivo adjunto Rafael Dubeux. Sua atuação no ministério ocorre paralelamente às suas funções acadêmicas.
O Banco do Nordeste tem sede em Fortaleza e opera em cerca de 2 mil municípios dos nove estados do Nordeste, além de cidades do Norte de Minas e do Espírito Santo.