SAÚDE
Samu alerta para aumento de tentativas de suicídios no estado
Tempo-resposta rápido é essencial para o aumento das chances de recuperação das vítimas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) desempenha um papel fundamental no salvamento de vidas em Alagoas. No primeiro trimestre deste ano, as Centrais em Maceió e Arapiraca registraram 62.156 ligações.
O tempo de resposta rápido e o atendimento especializado prestado diariamente pelo Samu são essenciais para o aumento das chances de recuperação das vítimas, e o Programa Bate Coração tem sido um instrumento efetivo na diminuição dos índices de mortalidade no Estado.
Além da alta demanda de ligações, preocupam os números relacionados a atendimentos cardiológicos, psiquiátricos e tentativas de suicídio, situações que vêm aumentando em todo o Brasil e também em Alagoas.
Segundo o levantamento, 455 casos de problemas cardiológicos, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), entre outros correlacionados, foram atendidos no período.
No campo da saúde mental, 443 atendimentos foram relacionados a crises psicológicas e psiquiátricas, incluindo surtos e intoxicações por drogas. Além disso, foram registrados 113 tentativas de suicídio, uma estatística que acende um alerta para a sociedade e reforça a necessidade de cuidados intensivos em saúde mental.
Outro dado que chama atenção é o volume de trotes recebidos. Embora tenha havido uma redução nos últimos anos, 14.151 ligações nos três primeiros meses do ano foram falsas. O número ainda é expressivo e pode colocar em risco vidas que realmente necessitam do atendimento.
O Samu Alagoas também contabilizou 1.909 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, 544 de quedas da própria altura – geralmente envolvendo idosos –, e 181 de quedas de altura, normalmente em obras ou construção civil. Os números refletem o compromisso com a vida e a necessidade contínua de conscientização da sociedade para o uso responsável do serviço, que é gratuito e salva vidas.