Mais segurança

Registro de ocorrências da Defesa Civil de Maceió cai em 34% este ano

Trabalho preventivo é apontado como fator determinante para bom resultado este ano
Por redação 07/05/2025 - 13:01
A- A+
Ascom Defesa Civil de Maceió
Atendimentos são executados com prioridade em áreas de risco
Atendimentos são executados com prioridade em áreas de risco

A Defesa Civil de Maceió constatou uma queda de 34% no número de ocorrências, de janeiro a abril de 2025, comparado com o mesmo período de 2024. O órgãos atribui o resultado ao trabalho preventivo que vem sendo executado na cidade. De janeiro a abril de 2024, foram 623 ocorrências reportadas à Defesa Civil, enquanto em 2025, o número caiu para 410.

“O trabalho preventivo que realizamos tem contribuído para que a cidade fique mais segura e para que, consequentemente, hajam menos danos causados pelas chuvas, principalmente nas regiões de risco”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.


Das 410 ocorrências em 2025, 134 foram por edificação com problema de estrutura, ocupando o primeiro lugar em chamados. O bairro que mais acionou a Defesa Civil de Maceió foi o Jacintinho, seguido do Feitosa e do Benedito Bentes.

A Defesa Civil de Maceió continua executando as ações preventivas, fazendo levantamento das demandas de cada região de risco para encaminhar os atendimentos à população às secretarias responsáveis.

Dentre as principais ações preventivas estão a poda de árvores, a limpeza de canais, a desobstrução de galerias de águas pluviais e a aplicação de lonas nas encostas, para evitar deslizamentos. Em maio, o acumulado de chuva esperado é de 295 mm. Até o momento, choveu 17% do esperado e a cidade suportou o volume de águas com tranquilidade.

A população que reside em área de risco, em caso de chuvas, pode acionar a Defesa Civil de Maceió ligando de graça para o número 199.


Encontrou algum erro? Entre em contato