PERIGO

Poste de alta tensão tomba sobre ponte após subida de rio em AL

Defesa Civil alerta para risco de transbordamento caso volume de chuvas se mantenha ao longo do dia
Por Bruno Fernandes 19/05/2025 - 08:56
A- A+
Defesa Civil de Alagoas
Poste de alta tensão tombou e ficou escorado em uma ponte
Poste de alta tensão tombou e ficou escorado em uma ponte

Um poste de alta tensão tombou e ficou escorado em uma ponte no povoado Quitunde, em São Luís do Quitunde, interior de Alagoas, na manhã desta segunda-feira, 19, após a força da água do Rio Santo Antônio, que subiu com as chuvas que duram quase 48 horas.

A Defesa Civil de Alagoas informou que o nível do Rio Santo Antônio continua subindo. O órgão alerta para o risco de transbordamento caso o volume de chuvas se mantenha ao longo do dia, o que pode afetar diretamente comunidades ribeirinhas da região.

Também nesta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou até a próxima quinta-feira, 22, os dois alertas de chuvas emitidos para o estado de Alagoas. Os avisos — de níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo) — abrangem a capital Maceió e outros 86 municípios alagoanos.

Nas áreas com alerta amarelo, são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, além de ventos com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. O risco é considerado baixo, mas ainda assim há possibilidade de queda de galhos de árvores, descargas elétricas, alagamentos pontuais e interrupção no fornecimento de energia.

Já nas regiões sob alerta laranja, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm/h ou atingir até 100 mm ao longo do dia. Nesses locais, o risco é maior para alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Diante das previsões, o Inmet orienta a população a evitar sair de casa durante temporais, observar sinais de instabilidade em terrenos inclinados e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundações, a recomendação é proteger objetos pessoais em sacos plásticos e buscar abrigo seguro.


Encontrou algum erro? Entre em contato