CRESCIMENTO

Demanda por crédito empresarial cresce 9,2% em AL após queda no ano passado

Na visão nacional, a procura das empresas por recursos financeiros teve um salto de 16,4%
Por Redação 10/07/2025 - 14:09
A- A+
Marco Antônio / Agência Alagoas
Notas de dinheiro
Notas de dinheiro

Após registrar retração de 5,6% em maio de 2024, a demanda das empresas por crédito em Alagoas apresentou crescimento de 9,2% no mesmo mês de 2025, segundo dados do Serasa Experian. O levantamento aponta que todas as unidades federativas do país tiveram alta na procura por recursos financeiros, movimento que acompanha a tendência nacional, cujo avanço foi de 16,4%.

O indicador, divulgado nesta quinta-feira, 10, mostra que as empresas alagoanas retomaram a busca por financiamento após um cenário mais retraído no ano passado. A economista Camila Abdelmalack atribui parte desse crescimento a uma base de comparação mais fraca. “Maio de 2024 foi afetado por uma queda atípica devido à emenda do feriado de Corpus Christi, o que reduziu a atividade empresarial e ampliou o impacto da alta atual”, explicou.

Entre os estados nordestinos, Sergipe liderou o ranking com 19,6% de crescimento, seguido por Paraíba (19,3%) e Alagoas, que ficou na oitava posição da região. Ainda assim, o desempenho alagoano marca uma inflexão positiva no comportamento das empresas locais em relação à busca por crédito, um dos principais mecanismos de financiamento da atividade econômica.

No cenário nacional, a maior alta foi registrada no Mato Grosso (25,7%), com destaque também para Espírito Santo (24,4%) e Goiás (20,3%). Apesar de Alagoas estar abaixo da média nacional, o resultado é visto como sinal de recuperação, especialmente para pequenos e médios negócios que dependem de crédito para manter operações e ampliar investimentos.



Encontrou algum erro? Entre em contato