articulação
Disputa por indicação de vice de Renan Filho agita bastidores em Alagoas
Marcelo Victor, Paulo Dantas, JHC e Arthur Lira querem influenciar escolha do nome
A possível candidatura do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ao governo de Alagoas em 2026 já movimenta os bastidores da política local. Quatro dos principais nomes da cena alagoana — o prefeito de Maceió, JHC (PL); o deputado federal Arthur Lira (PP); o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB); e o governador Paulo Dantas (MDB) — disputam espaço para influenciar a escolha do vice na chapa.
Segundo o jornalista Voney Malta, Marcelo Victor e Paulo Dantas articulam o nome do deputado estadual Bruno Toledo para o posto de vice. A proposta, no entanto, encontra resistência dentro do grupo dos Calheiros. O motivo seria um episódio ocorrido em 2017, quando Toledo se lançou candidato à presidência da Assembleia Legislativa, contrariando um acordo firmado em favor de Luiz Dantas, apoiado por Renan Filho, então governador.
Na ocasião, Toledo teve 12 votos contra 13 de Dantas, levando a disputa para o segundo turno em meio a denúncias de traições e quebra de compromissos. Desde então, segundo aliados, a relação entre os grupos ficou estremecida. Além disso, há preocupação entre os Calheiros quanto à escolha de um vice que possa limitar a liberdade de articulação futura, caso Renan Filho decida deixar o governo antes do fim do mandato para disputar outro cargo.
Apesar da força que exercem hoje sobre o governo estadual, nem Marcelo Victor nem Paulo Dantas teriam um nome com força eleitoral suficiente para enfrentar Renan Filho, caso ocorra um rompimento. Já Arthur Lira,ex-presidente da Câmara dos Deputados, ainda não teria sinalizado publicamente qual nome apoiaria. JHC, por sua vez, também tenta viabilizar a indicação de um aliado para a vice de Renan Filho.