Balneabilidade
Lagoas Mundaú e Manguaba apresentam três pontos impróprios ao banho
Coletas realizadas pelo IMA indicam presença de coliformes fecais
O complexo lagunar Mundaú/Manguaba, em Alagoas, apresenta três pontos impróprios para banhos, segundo resultado dos ensaios analíticos de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Nas coletas mais recentes e realizadas no dia 13 deste mês, são considerados pontos impróprios por excesso da bactéria e Escherichia coli, indicando excesso de coliforme fecal ((Termotolerante), os trechos da Laguna Mundaú, no município de Coqueiro Seco, em frente à prefeitura; em trecho na orla lagunar do Pontal da Barra, próximo ao restaurante Maré. Na Lagoa Manguaba, o trecho inapropriado em função da bactéria fica na orla de Marechal Deodoro, próximo ao Bar do Lourinho.
As lagunas são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliforme Fecal por 100 m. Quando as coletas foram realizadas não havia chovido nas duas regiões, um dos fatores que mais interferem para a balneabilidade nas lagoas.



