Transporte

Governo planeja nova linha de trem para ligar todas as capitais do Nordeste

Início da rede é estimado para 2026 com ferrovia de passageiros entre Recife/João Pessoa
Por Tamara Albuquerque 26/10/2025 - 14:36
A- A+
Governo do Piauí
Projeto também pretende reativar trilhos desativados desde os anos 90
Projeto também pretende reativar trilhos desativados desde os anos 90

Proposta do governo federal, liderada pelo Ministério dos Transportes em parceria com a estatal Infra S.A., estuda revitalizar a malha ferroviária do Nordeste ligando todas as capitais com trens de passageiros que podem fomentar o turismo e a economia na região. 

A proposta prevê o início da construção para 2026, sendo iniciada por uma linha de 110 quilômetros entre Recife (PE) e João Pessoa (PB), segundo o presidente da Infra, Jorge Bastos.

“A Infra tem estudado trechos com potencial de viabilidade de transporte de passageiros. O primeiro trecho que o Ministério [dos Transportes] deu para a gente estudar é uma ligação entre as capitais que têm a menor distância entre elas. Mais tarde, tendo viabilidade, a linha pode ir até Maceió, Natal e assim vai”, disse Bastos.

Para fortalecer a linha mobilística na região, o projeto estuda investir cerca de R$ 60 bilhões na nova rede de trens no Nordeste, e até mesmo utilizar da antiga malha ferroviária como base da iniciativa. 

Moblidade sustentável

O Nordeste enfrenta desafios significativos de infraestrutura, com mais de 1.000 pontos críticos em suas rodovias. A nova rede de trens de passageiros visa oferecer uma alternativa ao transporte rodoviário, reduzindo o tráfego e as emissões de carbono.

O projeto também pretende reativar trilhos desativados desde os anos 90. A linha Recife/João Pessoa poderá utilizar parte dessa infraestrutura existente, tornando o transporte mais sustentável e econômico.

Com a participação de empresas privadas, a construção e operação das linhas podem ser mais eficientes. O envolvimento do setor privado é planejado por meio de parcerias público-privadas, com integração aos sistemas de transporte urbano já existentes, como o metrô do Recife e o VLT de João Pessoa.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Nordeste possui mais de 4 mil km de ferrovias, principalmente voltadas ao transporte de cargas. A reativação de parte dessas linhas para passageiros pode integrar e fortalecer a economia regional.


Encontrou algum erro? Entre em contato