ERA DA I.A
Imagem falsa de Lira com bolsa de luxo levanta alerta eleitoral para 2026
Montagem mostra deputado com peça de grife e reacende debate sobre uso de inteligência artificial
Uma imagem manipulada do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), circulou nas redes sociais mostrando o parlamentar supostamente carregando uma bolsa de luxo em um aeroporto. A peça foi apresentada em diferentes versões, atribuída às marcas Hermès e Prada, com valores que ultrapassam R$ 300 mil. E isso acende um alerta para as possíveis manipulções que possam acontecer nas eleições de 2026. As informações são do site Brasil 247.
Segundo uma reportagem do portal Metrópoles, a assessoria de Arthur Lira informou que “só trata de assuntos institucionais”, sem comentar a falsificação. O deputado, que deve disputar uma vaga no Senado em 2026, foi alvo de mais um caso de manipulação digital que se espalhou nas plataformas sociais.
A circulação de conteúdos falsos preocupa partidos, candidatos e autoridades eleitorais, especialmente diante do uso crescente de ferramentas de inteligência artificial na produção de imagens e vídeos.
No Brasil, ainda não há regulamentação específica sobre o uso da tecnologia em campanhas. O Senado aprovou o Marco Legal da Inteligência Artificial em dezembro de 2024, mas o texto segue em análise na Câmara dos Deputados. Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém uma resolução que proíbe a divulgação de conteúdos fabricados ou manipulados que possam distorcer fatos e afetar a integridade do processo eleitoral.



