eleições

JHC deve disputar o governo de Alagoas em 2026, avalia ex-deputado federal

Disputa preservaria alianças políticas e manteria equilíbrio entre lideranças
Por Redação 29/10/2025 - 06:00
A- A+
Reprodução/Instagram
O prefeito de Maceió, JHC
O prefeito de Maceió, JHC

O ex-deputado federal Euclydes Mello acredita que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), será candidato ao governo de Alagoas nas eleições de 2026. A avaliação é de que essa decisão permitiria ao gestor não contrariar nenhum dos principais grupos políticos do Estado, ao mesmo tempo em que manteria abertas as duas vagas ao Senado para os líderes Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP).

Segundo Mello, o cenário se encaixa em uma lógica de alianças estratégicas que tem beneficiado aliados próximos ao prefeito. Um exemplo é a nomeação da ministra Marluce Caldas, tia de JHC, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o apoio de Renan e Lira — adversários políticos que, nesse caso, atuaram em sintonia. As informações são do jornalista Voney Malta. 

Outro ponto do tabuleiro político envolve o vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha (Podemos). Ele renunciou ao mandato de senador para permitir a posse de sua suplente, Eudócia Caldas, mãe de JHC. Caso o prefeito concorra ao governo, Cunha assumiria o comando da prefeitura e poderia se candidatar à reeleição em 2028.

Enquanto isso, o ministro dos Transportes, Renan Filho, deve permanecer no governo federal, reforçando sua projeção nacional com entregas de obras e ações de impacto popular, como a redução de custos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mesmo com as articulações em curso, aliados próximos afirmam que JHC ainda não firmou compromissos sobre qual cargo pretende disputar. Essa indefinição é vista como uma estratégia para evitar desgastes antecipados e reduzir custos de campanha.


Encontrou algum erro? Entre em contato