Assessoria
Palco para os shows do projeto que chega a Maceió na sexta-feira
Após três dias de programação em União dos Palmares, cidade que abriga a Serra da Barriga, o maior evento afrocultural do Norte e Nordeste do Brasil chega a Maceió, nesta sexta-feira (21), na orla da Pajuçara.
Dentre as atividades culturais, apresentações, feira gastronômica e de produtos afros, o Vamos Subir a Serra será enriquecido com o show do produtor musical, violinista, cantor e compositor de samba e do choro brasileiro Paulinho da Viola, o que promete animar a noite no sábado (22).
• Clique para se inscrever no canal do EXTRA no WhatsApp ou Telegram
Esta é a 9ª edição do Vamos Subir a Serra, que é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil.
O evento foi criado para oferecer ao público de Maceió e a quem visita a capital alagoana a cultura e produtos produzidos pela população afro, quilombola e indígena do estado de Alagoas, promovendo a sua diversidade e talento do povo negro do estado de Zumbi dos Palmares e potencializando as suas criações a nível de comercialização, incentivando o afroempreendedorismo.
Ao todo, este ano, serão 150 expositores (50) a mais que o ano passado) que terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos – seja por meio de serviço ou por meio de produtos – ao público de todo o Brasil.
Em Maceió, na orla de Pajuçara, serão montadas tendas e cada uma delas comportará uma programação específica dentro do Vamos Subir a Serra. Assim, quem for ao local para prestigiar as atividades, irá se deparar com uma estrutura para a feira gastronômica, para a feira de produtos e serviços afro, para as oficinas, para contemplação por meio da Experiência VR 360º, para as apresentações culturais, além do palco Kizomba destinado aos shows.
O Vamos Subir a Serra de 2025 começou no dia 14 de novembro, em União dos Palmares. Neste ano, o evento inovou levando sua programação para além da Serra da Barriga, abrangendo também o centro de União.
Para a coordenadora do evento, Valdice Gomes, o projeto Vamos Subir à Serra teve um início muito positivo em União dos Palmares, com atividades na praça, museu e Serra da Barriga.
As crianças da rede municipal participaram de oficinas e houve também a exposição sobre os 40 anos de tombamento da Serra da Barriga, sendo considerado um sucesso, segundo Valdice Gomes.
No sábado, a encenação do Teatro Angola Janga na Serra emocionou o público. No domingo, houve uma roda de conversa com lideranças quilombolas e representantes de órgãos governamentais, promovendo troca de experiências e discussão sobre políticas públicas.
"Estamos muito felizes. Saímos de União dos Palmares realmente energizados e preparados, inspirados para dar continuidade à nossa etapa do projeto Vamos subir a Serra em Maceió. Então, a gente chega com força a partir desta sexta-feira, ainda mais depois de pisar naquele solo, depois de receber todas as energias da nossa ancestralidade.”
21/ 11 Sexta-feira - Maceió, Palco Dandara 10h – Atração Cultural, com DJ Sol 12h – Atração Cultural com Maestro Jairo Queiroz – Tributo a Tim Maia 14h - Ajeum - Canto, contos e sabores afro-diaspóricos 15h - Apresentação Cultural- Grupo de Dança Afro Zumbí (Escola Municipal Zumbi dos Palmares) 16h30 - Xirê - Ori, Axé e Caminhos, com Mãe Neide Oyá D’Oxum, Prof. Babalawô Ivanir dos Santos, Pai Célio Baba Omitoloji, Mãe Mirian e Mônica Carvalho Iyá Jexaomi. 17h00– Coco das Aqualtunes 18h00 - Cortejo das Águas
- Maceió, Espaço Acotirene
14h - Teatro Cia Os Vers’Arts 15h – Painel - Arqueologia de Palmares 17h - Apresentação cultural - Afoxé Odô Iyá
- Maceió, Espaço Kazuli 16h – Atração cultural, com Banda Afro Dendê 17h - Oficina de Percussão, com Mestre Cabelinho 18h - Oficina de Capoeira, com Mestre Leto
- Maceió, Palco Kizomba 15h - Arte Capoeira/Semed – Festival de duplas 19h - Naná Martins 20h30 - Banda Vibrações
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.