Litoral Sul
Operação cumpre 58 mandados judiciais contra organização criminosa
Grupo era envolvido com o tráfico de drogas em Coruripe e cidades vizinhas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira, 4, a Operação Litoral Sul, voltada ao desmonte de uma organização criminosa com atuação predominante em Coruripe e municípios vizinhos. Ao todo, estão sendo cumpridos 23 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Até o momento, 12 pessoas foram presas.
As investigações, conduzidas ao longo de cerca de dez meses pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) em parceria com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, apontam o grupo como responsável por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubos, desmanche de motocicletas, exploração sexual infantil, homicídios e até “Tribunais do Crime” contra integrantes da própria facção.
Embora concentradas em Coruripe, as ações do grupo também foram identificadas em Jequiá da Praia, São Sebastião e em áreas como Barreiras, Poxim, Alagoinhas e o distrito de Pindorama. A operação integra a estratégia nacional Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça, voltada ao enfrentamento de organizações criminosas em todo o país. O nome “Litoral Sul” faz referência à região onde Coruripe está localizada, marcada por praias, piscinas naturais e forte atividade turística.
A ofensiva mobilizou cerca de 220 profissionais das forças de segurança. Participaram equipes da Polícia Militar — incluindo 9ª CIA, 11º BPM, ROTAM, BPTRAN, BPRv, CHOQUE, BOPE, COPES, RAIO e Canil — e unidades especializadas da Polícia Civil, como DRACCO, CORE/TIGRE, Capturas e Deic. O Departamento Estadual de Aviação (DEA) prestou apoio aéreo às ações em solo. A SSP reforçou que denúncias anônimas feitas pela população continuam sendo fundamentais para o avanço das investigações. Informações sobre tráfico, homicídios e outros crimes podem ser comunicadas pelo Disque 181.



