PEDIDO
Deputados alagoanos cobram rigor após prisão de Babal Guimarães
Parlamentares destacam atuação da Polícia Civil e pedem prisões de outros suspeitos
Os deputados Delegado Leonam (União Brasil) e Cibele Moura (MDB) se pronunciaram, nesta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa, sobre a prisão do influenciador Emanuel Francisco dos Santos Júnior, o Babal Guimarães, detido hoje pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Dracco) em Maceió. A operação cumpriu mandado expedido pela 16ª Vara Criminal da Capital – Execuções Penais, após a divulgação de imagens em que o influenciador aparece agredindo a então namorada na porta de um prédio.
Durante a sessão, o deputado Delegado Leonam elogiou a atuação da Polícia Civil e da Justiça alagoana, afirmando que a prisão atende às demandas de quem combate à violência contra a mulher. Ele também pediu empenho semelhante na captura de Victor Bruno da Silva Santos (inclusive mostrando a foto dele no plenário) acusado de estuprar e espancar uma jovem na cidade de Coité do Nóia em dezembro de 2024. “É preciso punição rigorosa para todos que praticam violência contra mulheres no estado”, destacou.
A deputada Cibele Moura classificou o caso como chocante e afirmou que a repercussão nacional se deve ao fato de o influenciador ser conhecido e possuir alto poder aquisitivo. Ela criticou a manutenção de agressores em regime aberto, ressaltando que Babal já havia sido condenado anteriormente por agredir uma ex-companheira. “Homens que cometem violência contra mulheres devem cumprir pena em regime fechado para impedir reincidências”, disse.
Cibele também aproveitou para cobrar do governo estadual a implementação da lista pública de estupradores e agressores de mulheres, prevista em lei aprovada na Assembleia. A parlamentar destacou que a ferramenta é essencial para que a sociedade tenha acesso à identificação desses criminosos e para fortalecer políticas de proteção às mulheres em Alagoas.



