Política alagoana
JHC, Renan, Collor e Lira: veja ao que foram relacionados no Google em 2025
Levantamento de 2025 mostra por que políticos de Alagoas dominaram as buscas na internet
O ano de 2025 manteve a política alagoana em evidência também no ambiente digital. O EXTRA traz abaixo uma lista dos políticos de Alagoas mais pesquisados no Google neste ano, além das principais palavras às quais esses nomes foram associados nas buscas feitas na maior plataforma de pesquisas do mundo.
JHC
O prefeito de Maceió, JHC, esteve entre os políticos alagoanos mais buscados de 2025, com pesquisas motivadas por relações familiares e articulações políticas.
Um dos nomes associados foi Marina Candia, esposa do prefeito, em razão de sua presença em agendas oficiais ao lado de JHC. Outro termo recorrente foi Marluce Caldas, tia do prefeito, após sua indicação pelo presidente Lula para uma vaga no STF, o que ampliou a curiosidade sobre o parentesco.
As buscas também relacionaram JHC a Renan Filho e Paulo Dantas, refletindo o interesse em disputas políticas e relações institucionais entre a prefeitura e o governo estadual.
Renan Filho
O ministro dos Transportes, Renan Filho, teve o nome impulsionado nas buscas de 2025 pela implementação da CNH do Brasil.
O novo modelo prevê redução de até 80% no custo da CNH para as categorias A e B, ao oferecer gratuitamente o curso teórico em formato digital, por meio da plataforma do governo federal. A medida eliminou uma das etapas mais caras do processo de habilitação e teve ampla repercussão nacional.
O nome do ministro também apareceu associado ao Contran, responsável pela regulamentação das mudanças, e ao senador Flávio Bolsonaro, em razão de embates políticos envolvendo o governo Lula.
Collor
O ex-presidente Fernando Collor de Mello voltou a figurar entre os mais buscados em 2025 por causa de desdobramentos judiciais. Seu nome foi associado aos termos prisão e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, relator de processos que mantiveram Collor em evidência.
Outras buscas relacionaram o ex-presidente à harmonização facial e a Lúcia Alves, atriz que participou da série "O Marajá", em 1993, refletindo o interesse por aspectos pessoais e episódios do passado que voltaram a circular nas redes.
Arthur Lira
O deputado federal Arthur Lira teve o nome associado, em 2025, ao termo ex-presidente da Câmara, indicando o interesse do público em seus próximos passos políticos.
As buscas também relacionaram Lira ao deputado Hugo Motta, em meio às discussões sobre a sucessão no comando da Câmara. Outro termo associado foi dosimetria, em referência ao PL da dosimetria, pauta defendida por aliados e que ganhou destaque no debate jurídico e legislativo ao longo do ano.



