programa
Gás do Povo beneficia mais de 67,2 mil famílias em Maceió nesta nova etapa
Benefício garante recarga gratuita do botijão de gás para famílias de baixa renda
O Governo do Brasil iniciou, nesta segunda-feira (26), mais uma etapa de implementação do Programa Gás do Povo, que passa a beneficiar mais de 67,2 mil famílias em Maceió com o fornecimento gratuito do vale para recarga do botijão de gás de cozinha. A ação integra a expansão nacional da política pública, que em janeiro alcança famílias de 17 capitais brasileiras.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o programa tem como objetivo combater a pobreza energética, ampliar o acesso ao cozimento limpo e reduzir riscos à saúde e à segurança doméstica. Os beneficiários podem utilizar o vale em revendedoras de GLP credenciadas.
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o benefício tem impacto direto no orçamento das famílias de baixa renda. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, afirmou.
Além de Maceió, foram incluídas nesta fase as capitais Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES), que não haviam sido atendidas na primeira etapa, em novembro.
O programa já conta com mais de 10 mil pontos de comercialização credenciados em todo o país, o que representa cerca de uma em cada seis revendas de GLP em funcionamento. A estratégia busca garantir que as famílias tenham acesso ao benefício a uma distância média de até dois quilômetros de suas residências.
A previsão do governo federal é que, em março, o Gás do Povo esteja em pleno funcionamento em todos os 5.571 municípios brasileiros, contemplando cerca de 15 milhões de famílias, o equivalente a aproximadamente 50 milhões de pessoas. A iniciativa envolve o MME, o MDS e a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o programa tem alcance estrutural. “É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias. Em março, o programa estará em todos os municípios do país e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, destacou. Para ter direito ao benefício, a família deve ser atendida pelo Bolsa Família, ter ao menos duas pessoas, renda per capita de até meio salário mínimo, Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e CPF do responsável familiar regular, sem pendências cadastrais.
As famílias podem consultar a elegibilidade, a situação do vale e os pontos de revenda credenciados por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, que também disponibiliza telefones e endereços para contato com os estabelecimentos participantes.



