Agencia Brasil
Em 2021, as famílias brasileiras levaram para casa um volume 5,6% menor de produtos
A disparada da inflação esvaziou o carrinho de compras de supermercado dos brasileiros no ano passado, e as novas pressões de preços das commodities, como trigo, soja e petróleo, provocadas pela guerra, devem piorar a situação.
Pesquisa da consultoria global Kantar mostra que, em 2021, com IPCA a 10,06%, o brasileiro levou para casa um volume 5,6% menor de produtos de uma cesta com 120 categorias, entre alimentos, bebidas e higiene e limpeza, na comparação com o ano anterior.
Em número de unidades, o recuo foi de 2,6%. Mesmo comprando menos, o consumidor gastou 8,6% mais do que em 2020. Em 2022, a alta de preços não deu trégua, pelo contrário (em 12 meses, até fevereiro, subiu para 10,54%).
Esse cenário de bolso apertado com compras menores "se consolidou no fim de 2021, especialmente no caso das commodities e dos produtos perecíveis, que incluem carnes", afirma Raquel Ferreira, diretora comercial da Kantar.
Mensalmente, a consultoria tira uma fotografia da despensa de 11 mil domicílios para projetar as compras de 58,8 milhões de lares existentes no País.
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