QUESTIONAMENTOS DE ÉTICA
Conar abre processo contra a Volkswagen por propaganda com Elis Regina
Órgão informou que recebeu questionamentos sobre a ética no uso de IA para recriar imagens de pessoas mortas
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para analisar a propaganda da Volkswagen VM Brasil 70: O Novo Veio de Novo, que utiliza a inteligência artificial para recriar uma imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em janeiro de 1982. Em comunicado, o órgão diz que recebeu diversos questionamentos sobre a ética no uso de IA para recriar imagens de pessoas que já faleceram.
“Eles questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha, a ser examinado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”, diz o comunicado.
O processo deve ser julgado nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar. Na ocasião, a Volkswagen poderá se defender das denúncias e apresentar a defesa.
A Volkswagen recriou uma imagem de Elis Regina com Inteligência Artificial para uma propaganda de 70 anos da empresa. No vídeo, a cantora aparece ao lado da filha, Maria Rita, cantando a música Como Nossos Pais e dirigindo um carro antigo da companhia.
Publicidade