Reprodução
Elis Regina e Maria Rita 'reunidas' por meio da inteligência artificial
Elis Regina, morta há 41 anos, e a filha dela, Maria Rita, fizeram um dueto em uma campanha da Volkswagen, lançada nesta terça-feira, 4. O dueto foi possível por meio da inteligência artificial. O vídeo é uma comemoração dos 70 anos da empresa no Brasil.
O vídeo começa com Maria Rita dirigindo uma versão moderna e 100% elétrica da Kombi, enquanto canta o clássico de Belchior "Como nossos pais", que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970.
Até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para compor a dupla.
A Volkswagen informou que usou uma tecnologia chamada "deepfake" para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Para que Elis aparecesse no vídeo, uma atriz dublê foi usada para se passar pela cantora dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.
Segundo a Volkswagen, o processo de edição contou com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais, que fez uma mistura entre o rosto da dublê e da imagem recriada de Elis Regina. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.
O filme foi criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Após as gravações, o vídeo passou por uma pós-produção em uma empresa norte-americana especializada, que tem experiência em projetos feitos em Hollywood.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.