ROUPA AZUL LISTRADA

Riachuelo: saiba por que peças vendidas na loja foram consideradas nazistas

Marca pediu desculpas e disse que vai retirar conjunto de circulação
Por Redação 11/09/2023 - 22:14
Atualização: 11/09/2023 - 23:17
A- A+
Reprodução
Conjunto azul listrado se assemelha a uniformes usados pelos judeus nos campos de concentração
Conjunto azul listrado se assemelha a uniformes usados pelos judeus nos campos de concentração

As roupas vendidas pela Riachuelo, que sofreram críticas nas redes sociais, neste fim de semana, são muito similares aos uniformes que os nazistas faziam os judeus utilizarem nos campos de concentração, na Segunda Guerra Mundial. O conjunto alvo de críticas é constituído por uma camisa de botões e uma calça, ambas com com uma estampa listrada.

Uma das críticas que mais viralizaram foi a da especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP Maria Eugênya. A publicação já conta com mais de 111 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos. Na postagem, ao relacionar a peça da loja ao uniforme, ela diz que é necessário "conhecer a história" e afirma acreditar que é "puro cinismo" colocar o "uso estético acima de crítica ou memória histórica".

Após a repercussão negativa, marca informou por meio de nota que irá suspender as vendas. A Riachuelo pediu desculpas, afirmou que a escolha do modelo das peças e da cartela de cores "realmente foi uma infelicidade" e informou que todas as peças já estão sendo retiradas das lojas e do e-commerce da empresa.

Veja o posicionamento da Riachuelo na íntegra:

"Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.

A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.

Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado".

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato