RESPOSTA
8 de janeiro resultou em mais de 1500 processos a Moraes no STF
Moraes tomou posse no tribunal em 22 de março de 2017A reação do sistema judiciário às ocorrências de 8 de janeiro de 2023 resultou na atribuição de 1.516 processos ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Dentre esses, 1.444 estão atualmente em andamento. As informações são do site CNN.
O conjunto de processos já levou o ministro a emitir 8.061 decisões. No contexto das investigações, Moraes concedeu autorização para 285 pedidos de busca e apreensão em mais de 450 locais. Ademais, foram concedidas 360 autorizações para quebras de sigilo bancário ou telemático.
Os detalhes acima foram apresentados em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pelo gabinete do ministro, abordando os sete anos de sua atuação no Supremo Tribunal.
Moraes assumiu seu cargo no tribunal em 22 de março de 2017, ocupando a vaga deixada por Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo em Paraty (RJ) no início do mesmo ano.
Segundo o relatório, foram emitidas 1.557 decisões de concessão de liberdade provisória a detidos acusados de incitar ou participar dos eventos de invasão e vandalismo nas sedes dos Três Poderes.
Todos que saíram da prisão devem cumprir medidas como o uso de tornozeleira eletrônica, ficar em casa durante a noite, e proibição de usar redes sociais. Permanecem presos 88 pessoas 13 já foram condenados, 42 são réus e 33 ainda são investigados em inquéritos.