confira

Pão de forma pode acusar álcool em teste do bafômetro; entenda

Detran-GO alerta sobre teste do bafômetro após consumo de pão de forma
Por Redação 18/07/2024 - 08:20

ACESSIBILIDADE

Instagram
Teste de bafômetro
Teste de bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) produziu um vídeo para demonstrar que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de algumas marcas de pão de forma. O álcool presente no pão de forma, no entanto, desaparece do organismo após três minutos.

No vídeo, uma mulher consome duas fatias de uma marca do produto e, em seguida, realiza o teste do bafômetro, que indica 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/L). A margem de erro do equipamento é de até 0,04 mg/L. Posteriormente, um homem come outra marca de pão de forma e o resultado do bafômetro é 0,0 mg/L.

A postagem foi inspirada em um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que avaliou a presença de álcool em várias marcas de pão de forma e divulgou os resultados na última quinta-feira, 11.

A Proteste constatou que algumas marcas contêm alto teor de álcool, utilizado no processo de fabricação para conservação do alimento. O processo de digestão do pão pode fazer com que o álcool seja detectado em testes de alcoolemia.

Uma das marcas apresentou índices de 1,17% a 0,66% de álcool. A Proteste alertou especialmente grávidas e crianças sobre esses níveis. Entre as 10 marcas testadas, seis foram consideradas alcoólicas por apresentarem teor superior a 0,5%. A multa por embriaguez parte de R$ 2.934,70 e, dependendo do teor alcoólico, pode resultar em crime de trânsito e suspensão do direito de dirigir.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato