Seu Bolso!

Reajuste de aposentadorias acima do salário mínimo será divulgado na sexta

Pagamentos reajustados para aposentados e pensionistas do INSS começam em 27 de janeiro
Por Tamara Albuquerque com agências 07/01/2025 - 15:16

ACESSIBILIDADE

Divulgação
A correção será baseada unicamente na inflação
A correção será baseada unicamente na inflação

Aposentados e beneficiários do INSS que recebem acima do salário mínimo vão conhecer o valor do aumento das suas pensões no dia 10 de janeiro, próxima sexta-feira. O IBGE divulgará neste dia o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até dezembro de 2024, índice que determina o reajuste das aposentadorias.

A correção será baseada unicamente na inflação, o que significa que aqueles que recebem acima do piso previdenciário terão um reajuste menor em comparação com os que ganham exatamente um salário mínimo. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.518 após um reajuste de 7,5%.

Até novembro de 2024, o INPC acumulado estava em 4,84%, e estimativas indicam que o índice de dezembro fique próximo a esse valor. 

O índice serve como base para o reajuste dos valores das aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS. Este ajuste afeta inúmeros beneficiários, incluindo cerca de 40 milhões de pessoas que recebem benefícios previdenciários e assistenciais, sendo que pouco mais de 12 milhões recebem acima do salário mínimo.

Aqueles que se aposentaram ou começaram a receber algum tipo de benefício em 2024 terão reajustes proporcionais aos meses em que foram beneficiados no ano anterior.

Os pagamentos reajustados para aposentados e pensionistas do INSS começarão a ser realizados em 27 de janeiro para aqueles que recebem até um salário mínimo, segundo calendário já divulgado pelo INSS. Este cronograma se estenderá até 7 de fevereiro. Por sua vez, os beneficiários que recebem valores acima do piso nacional terão seus pagamentos realizados de 3 a 7 de fevereiro.


Encontrou algum erro? Entre em contato