Pernambuco

PF deflagra Operação Ostentação contra tráfico e lavagem de dinheiro

Grupo criminoso utilizava comércios para ocultar dinheiro ilícito
Por Redação com PF 02/04/2025 - 09:17
A- A+
Assessoria
Operação da Polícia Federal em Pernambuco visando apurar a ação de organização criminosa
Operação da Polícia Federal em Pernambuco visando apurar a ação de organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 2, a Operação Ostentação, visando desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho. O grupo, com base em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, atuava em outras cidades do estado e também fora dele.

As investigações começaram em 2023 e revelaram um esquema bem estruturado, no qual os criminosos utilizavam estabelecimentos comerciais como bares, boates, distribuidoras de bebidas e empresas de transporte para lavar dinheiro oriundo do tráfico. A organização operava de forma hierárquica, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros e até internos do sistema penitenciário.

Ao todo, 78 policiais federais cumprem 28 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão e nove de prisão preventiva. As ações ocorrem em Salgueiro, Araripina e Petrolina, em Pernambuco, e também nos municípios paulistas de São Paulo e Santo André. No estado de São Paulo, a PF conta com o apoio da Polícia Militar, por meio das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA).

Os investigados podem responder por organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, posse ilegal de arma de fogo e descaminho. Somadas, as penas podem ultrapassar 40 anos de reclusão. O nome da operação faz referência ao padrão de vida luxuoso dos suspeitos, que ostentavam bens de alto valor incompatíveis com suas rendas

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato