DECISÃO
Moraes determina que AGU acompanhe processo de extradição de Zambelli
Deputada está presa em Roma e aguarda audiência de custódia nesta sexta-feira
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 31, que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe e adote as providências necessárias no processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A decisão foi tomada após a Polícia Federal comunicar oficialmente ao STF, na quarta-feira, 30, a prisão da parlamentar em Roma, na Itália.
"Foragida da Justiça brasileira, Zambelli foi presa na terça-feira, 29, e está detida no complexo penitenciário de Rebibbia, um dos maiores presídios femininos da Europa. A audiência de custódia está marcada para esta sexta-feira, 1º, quando será decidido se ela permanecerá presa, ficará em prisão domiciliar ou responderá em liberdade durante o processo de extradição."
De acordo com a Interpol em Roma, o Ministério da Justiça italiano aguarda o envio do pedido formal de extradição com a documentação oficial, dentro do prazo e pelos canais diplomáticos estabelecidos.
O presídio de Rebibbia abriga 369 mulheres, quase cem acima da capacidade, refletindo a crise carcerária que a Itália enfrenta, com uma das maiores taxas de superlotação da União Europeia.