ENERGIA ELÉTRICA

Horário de verão vai voltar? Veja o que é verdade e o que é mentira

Tema é avaliado constantemente, mas não há decisão para adotar a medida
Por Redação 19/09/2025 - 11:00
Atualização: 19/09/2025 - 12:15
A- A+
Agencia Brasil
Horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019
Horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019

O Ministério de Minas e Energia negou, nesta quinta-feira, 18, que o horário de verão voltará neste ano. A pasta disse que o tema é avaliado constantemente, mas não há decisão para adotar a medida, ao contrário do que tem sido dvulgado nas redes sociais.

Há risco de falta de energia?

Mentira. O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o fornecimento de energia está garantido até fevereiro de 2026. O governo afirma que não há risco de desabastecimento no período seco.

O horário de verão pode voltar em caso de necessidade?

Verdade. O ministro Alexandre Silveira declarou que a medida só seria retomada se o sistema elétrico nacional exigisse, em função da seca, um alívio no consumo durante o horário de pico.

Os reservatórios estão em situação crítica?

Mentira. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou que os reservatórios estão em condições favoráveis. O cenário é considerado melhor do que o registrado no ano passado, quando houve seca histórica.

O consumo aumenta no período seco?

Verdade. A redução da geração hidrelétrica coincide com a alta nas temperaturas, o que amplia o uso de aparelhos de refrigeração. Isso eleva a demanda no momento em que a oferta de energia é menor.

Há alternativas ao horário de verão?

Verdade. O Comitê de Monitoramento avalia medidas como ampliar a produção das hidrelétricas de Itaipu e do rio São Francisco e reduzir a vazão das usinas de Jupiá e Porto Primavera, sempre que houver condições, para preservar os reservatórios.


Encontrou algum erro? Entre em contato