Atualização

Brasil tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol e 5 óbitos

Comparado à última atualização, 71 notificações foram descartadas e casos suspeitos caíram para 181
Por Tamara Albuquerque 14/10/2025 - 12:43
A- A+
Paulo Pinto/Agência Brasil
Contaminação de bebidas com metanol tem feito vítimas fetais em estados brasileiros
Contaminação de bebidas com metanol tem feito vítimas fetais em estados brasileiros

O Ministério da Saúde atualizou na segunda-feira, 13, o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 213 notificações foram registradas, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Outras 320 suspeitas foram descartadas.

Os casos de intoxicação confirmados foram em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Quanto aos óbitos, 5 foram confirmados em SP e outros 9 seguem em investigação: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no CE.

Em relação aos casos suspeitos, São Paulo é o estado com maior concentração, contabilizando 100 casos em investigação. Em seguida, aparecem Pernambuco com 43 suspeitas, Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rondônia (1). 

Os casos suspeitos em Alagoas são de pessoas residentes em Maceió.

Nesta terça-feira,14, um morador de Alagoas foi anunciado entre os casos suspeitos de intoxicação por metanol investigados em Pernambuco. Neste caso, a vítima fez os exames laboratoriais e análise clínica para confirmar ou descartar a intoxicação e aguarda os resultados dos exames.

Os registros de casos nos municípios de Garanhuns (PE) e Ipojuca (PE) tiveram suas informações de município de residência atualizadas para Maceió (AL) e São Paulo (SP), respectivamente.

Atualização


A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação — segundas, quartas e sextas-feiras —, após às 17h.


Encontrou algum erro? Entre em contato