Educação
Carteira Nacional do Docente: saiba como pedir e aproveitar os benefícios
Documento oficial garante descontos em shows, cinemas e hotéis
Professores de todo o país poderão solicitar, a partir desta quinta-feira, 16, a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento oficial de identificação destinado a profissionais da educação das redes pública e privada.
Descontos e benefícios
Com a CNDB, os professores terão descontos em eventos culturais, como teatros, shows e cinemas, além de abatimento de 15% em diárias de hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Outras vantagens, como cartão de crédito sem anuidade pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, serão oferecidas. O MEC informou que novos benefícios serão anunciados oficialmente em outubro.
Quem pode solicitar
Todos os docentes das redes pública e privada, sejam federais, estaduais ou municipais, têm direito à carteira desde que o professor tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino. A emissão está condicionada à atualização das informações de vínculo pelas instituições de ensino e secretarias de educação.
Como solicitar
O pedido deve ser feito pela plataforma Mais Professores, acessível com login do Gov.br.
Confira o passo a passo:
- Acesse o sistema Mais Professores com CPF e senha Gov.br.
Confira seus dados pessoais e vínculos profissionais.
Caso haja algum erro, solicite correção à instituição de ensino.
Informe endereço e contatos atualizados.
Faça o upload de uma foto conforme os padrões exigidos.
Confirme a prévia do documento e finalize a solicitação.
Após a confirmação, o sistema disponibilizará a versão digital da CNDB, que pode ser baixada imediatamente e já garante o acesso aos benefícios do programa.