ATENÇÃO

Vírus Nipah pode chegar ao Brasil? Casos na Índia acendem alerta sanitário

Doença sem vacina preocupa autoridades, mas especialistas descartam risco imediato
Por Redação 26/01/2026 - 18:20
A- A+
Reprodução/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA
Vírus isolado Nipah observado em laboratório
Vírus isolado Nipah observado em laboratório

Ao menos cinco casos de infecção pelo vírus Nipah foram confirmados no estado da Bengala Ocidental, na Índia, acendendo um alerta nas autoridades de saúde do país. A doença, que não possui vacina nem tratamento específico, pode provocar surtos com alto índice de letalidade.

Diante do avanço dos casos, cresce a preocupação sobre a possibilidade de o vírus chegar ao Brasil. Segundo informações do Uol, o Nipah está restrito, até o momento, a países como Malásia, Indonésia e Índia, onde já houve registros da infecção.

Especialistas afirmam que, enquanto a transmissão entre humanos não atingir grandes proporções, não há risco imediato de disseminação para áreas urbanas ou outros continentes.


A infectologista Kamilla Moraes, da UPA Vila Santa Catarina, disse ao Estadão que o momento exige atenção às medidas adotadas pelas autoridades sanitárias, mas não há motivo para alarme no momento.

“O foco deve ser no monitoramento e no controle dos casos, sem pânico”, destacou.

O que é o vírus Nipah


O vírus Nipah é um patógeno zoonótico, ou seja, transmitido de animais para humanos. A infecção pode ocorrer por meio do contato com secreções corporais de animais contaminados ou pelo consumo de alimentos infectados. Também há registros de transmissão entre pessoas.

Os principais reservatórios do vírus são morcegos frugívoros, que se alimentam de frutas. Na Índia, um adolescente morreu por parada cardíaca após ser infectado em 2024. Em 2023, 706 pessoas testaram positivo para a doença.

Há tratamento?


Até o momento, não existe tratamento específico nem medicamentos capazes de curar a infecção pelo vírus Nipah. De acordo com informações do Uol, vacinas estão em fase de desenvolvimento para tentar impedir a transmissão.

Os pacientes recebem tratamento de suporte, com foco no controle dos sintomas, como pneumonia, convulsões e complicações neurológicas.

Sintomas da infecção


A doença pode provocar encefalite, uma inflamação do cérebro associada a altos índices de mortalidade. Entre os principais sintomas estão:

Alteração do nível de consciência;

Convulsões;

Febre;

Dor de cabeça;

Náuseas e vômitos;

Quadros de pneumonia.

Os sinais iniciais são difíceis de identificar, o que dificulta o diagnóstico precoce. Além disso, fatores como o tipo de amostra, o tempo de coleta e a qualidade do material podem comprometer a precisão dos exames.

As autoridades de saúde seguem monitorando a situação na Índia, enquanto especialistas reforçam que, até o momento, não há indicação de risco iminente para o Brasil.


Encontrou algum erro? Entre em contato