COMISSÃO
Gaspar será o relator da CPMI do INSS; senador Carlos Viana vai presidir
CPMI conta com 16 senadores e 16 deputados titulares, além de igual número de suplentes
O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi indicado relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar fraudes no INSS. A decisão foi anunciada pelo presidente eleito da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), nesta quarta-feira, 20.
Gaspar terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos e analisar provas sobre desvios em benefícios do INSS. O presidente Carlos Viana ressaltou que o relator precisa de experiência e conhecimento legal para evitar armadilhas políticas ou ideológicas.
Carlos Viana foi eleito presidente da CPMI ao derrotar o senador Omar Azis (PSD-AM). Ele afirmou que a comissão terá de esclarecer os desvios, punir responsáveis e propor políticas para evitar novas fraudes, sem prejudicar atuais gestores do instituto.
Omar Azis reforçou que o trabalho da CPMI será apartidário e isento. Segundo ele, não haverá prejulgamento, e a investigação deve atingir apenas os culpados, sem considerar a filiação política das vítimas.
A CPMI conta com 16 senadores e 16 deputados titulares, além de igual número de suplentes. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 180 dias, e a fraude investigada pode ter chegado a R$ 6,4 bilhões desde 2019, segundo a Polícia Federal.