ANÁLISE PRELIMINAR

Moderna afirma que sua vacina é 94,5% eficaz contra a covid-19

Por Com Agências 16/11/2020 - 14:32
Atualização: 16/11/2020 - 15:34

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Vacina continua em fase de testes em humanos
Vacina continua em fase de testes em humanos

A farmacêutica Moderna informou à imprensa que sua vacina experimental foi 94,5% eficaz na prevenção contra a covid-19. Os 30 mil voluntários que participaram da fase 3 dos testes não relataram efeitos colaterais relevantes. O estudo ainda deve ser revisado e publicado em alguma revista cientifica.

A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado comparado com o grupo não vacinado. Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que a pessoa tem 90% menos chance de pegar a doença se for vacinada do que se não for.

“Este é um momento crucial no desenvolvimento de nossa vacina candidata covid-19. Desde o início de janeiro, temos perseguido esse vírus com a intenção de proteger o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. O tempo todo, sabemos que cada dia é importante. Esta análise provisória positiva de nosso estudo de Fase 3 nos deu a primeira validação clínica de que nossa vacina pode prevenir a doença covid-19, incluindo doenças graves ”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna, no comunicado à imprensa.

De acordo com o comunicado, 95 pessoas contraíram o coronavírus: cinco foram vacinadas com a mRNA-1273 e 90 receberam injeções de placebo. Estatisticamente, a diferença entre os dois grupos foi altamente significativa. Dos 95 casos, 11 foram graves – todos no grupo do placebo.

“A análise preliminar sugere um perfil de segurança e eficácia amplamente consistente em todos os subgrupos avaliados”, diz a empresa. Ainda conforme a Moderna, seu potencial imunizante para o coronavírus tem uma vida útil de 30 dias mesmo se for mantido em geladeiras convencionais.

Nas próximas semanas, a farmacêutica informou que pretende pedir à Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) a autorização para uso emergencial da vacina.

A Moderna é a segunda vacina produzida nos Estados Unidos a divulgar os resultados da terceira fase de testes. Na última segunda-feira, 9, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que a vacina experimental que desenvolvem de forma conjunta se mostrou 90% eficaz na prevenção do coronavírus, de acordo com dados preliminares da terceira fase dos estudos clínicos.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato