TUMULTO NO JARAGUÁ

OAB pede que Ministério Público identifique manifestantes que atrapalharam vacinação

Por José Fernando Martins 22/03/2021 - 08:28

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Carros ocuparam local de vacinação
Carros ocuparam local de vacinação

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Alagoas (OAB-AL), encaminhou ao Ministério Público do Estado (MPE) um pedido para que sejam identificados os culpados pelo tumulto causado em um posto de vacinação contra a covid-19, no Jaraguá, no domingo, 14. 

Na ocasião, o prefeito de Maceió JHC trocou farpas contra o vereador Leonardo Dias, que teria apoiado a manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro, movimentação que atrapalhou a imunização de parte da população da capital.

O documento foi assinado pelo presidente da Ordem, Nivaldo Barbosa Júnior. "Decerto, o direito de manifestação há de ser resguardado, mas sem afrontar tantos outros direitos e garantias constitucionais", destacou o requerimento da OAB-AL.

"Estamos, outrossim, solicitando providências de apuração dos fatos à Câmara de Vereadores e à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)", finalizou. O pedido está foi remetido à Coordenadoria das Criminais Residuais do órgão fiscalizador.

Pedido da OAB

O caso

O prefeito de Maceió, JHC, usou as redes sociais no domingo, 14, para manifestar indignação pela manifestação realizada naquela manhã e que prejudicou a vacinação de idosos contra o coronavírus no posto montado no estacionamento de Jaraguá. 

A manifestação foi realizada contra o fechamento dos estabelecimentos para controle da covid-19 e a favor das ideias propagadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Participantes ocuparam o estacionamento onde deveria funcionar a vacinação no formato drive-thru e inviabilizaram a imunização para muitas pessoas. 

Profissionais e idosos não conseguiram chegar ao local, que foi tomado por carros, motos e pessoas sem máscaras em meio à aglomeração. Os manifestantes fizeram sua concentração no estacionamento, causando tumulto e fazendo com que alguns idosos desistissem de tomar a vacina. 

Imagens que circularam nas redes sociais mostram o vereador Leonardo Dias, que divulgou o evento amplamente nas redes sociais, participando do ato. JHC, em seu Twitter, lamentou que os manifestantes tenham impedido a entrada de idosos no ponto de vacinação e classificou o comportamento como absurdo.

"Repudio qualquer ato que impeça o maceioense de receber as doses. A Prefeitura está cumprindo seu papel, vacinando de domingo a domingo. Não vamos deixar que a vida da população fique e risco por conta de uma manifestação descabida. Nossa prioridade é preservar e retomar a economia, o que só é possível com a imunização", disse o prefeito.

O vereador, que é autor de uma proposta para impedir a vacinação obrigatória, bateu boca com JHC e desafiou o prefeito a dizer o nome de quem estava à frente da manifestação. "Acho que não precisa nem dizer. A carapuça serviu!", disse JHC.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato