FASE VERMELHA
Governo mantém restrições sociais e econômicas em função da pandemia
Renan Filho publica revalidação do decreto e pequenas alterações nas restrições
Alagoas vai permanecer sem nenhum avanço expressivo nas medidas de restrição social e econômica, já que dois indicadores que dimensionam a gravidade da pandemia no estado apontam que não houve melhora no quadro nas últimas duas semanas. Na manhã de hoje (14) o governador Renan Filho vai anunciar a manutenção do atual decreto com as alterações possíveis. O decreto com as mudanças, no entanto, já foi publicado no Diário Oficial do Estado e fica em vigor até o próximo dia 27 deste mês.
O atual decreto será mantido, principalmente, porque o número de óbitos por covid-19 continua estável, mas elevado no estado. Desde a segunda-feira (5) o quantitativo de vítimas fatais da doença oscila entre 22 e 24 casos diários. Outro indicador de gravidade é a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, cuja média no período é alta, em 85% da capacidade. Na segunda-feira (12) o percentual de ocupação desses leitos chegou a 88% no geral, mas em Maceió, 90% deles já estavam com pacientes.
O estado registra 162,2 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia, em 2020, com 3.850 óbitos, segundo o boletim epidemiológico da saúde divulgado ontem.
A única mudança possível no decreto, segundo assessores do governador, seria ampliar o horário de funcionamento dos bares e restaurantes. Atualmente, o setor abre de segunda a sexta-feira das 5 da manhã às 16 horas. Depois desse horário, os estabelecimentos atendem com a modalidade de pague e leve, sendo proibido o consumo de comidas e bebidas no local. Já aos sábados e domingos esses estabelecimentos fecham, mas o atendimento ao público é realizado por serviços de entrega, inclusive por aplicativo.
As informações preliminares eram de que bares e restaurantes estenderiam o horário de funcionamento presencial, o que foi confirmado no artigo IV do decreto: "bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres das 5h às 20h, de segunda a sexta, podendo funcionar após as 20h, e durante todo o sábado e domingo, apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas".
No último decreto publicado no dia 6 de abril perdeu a validade ontem (13). O governo de Alagoas também manteria as medidas restritivas anteriores, entre as quais a suspensão das aulas na rede pública estadual até que ocorra a vacinação dos profissionais e a proibição de banhistas nas praias e rios aos finais de semana e feriados. O toque de recolher, que visa restringir a presença da população nas ruas, também seria mantido no período das 21 às 5 da manhã.
Confira algumas normas:
- Nenhum cidadão poderá circular após às 21h, salvo se em destino a uma atividade fundamental a sua família;
- Vedado acesso às praias, rios e lagoas, aos sábados, domingos e feriados. Calçadões e praias, apenas em atividades físicas, durante a semana, e sem aglomeração;
- Lojas seguirão com autorização para funcionamento:(a) Centro de todas as cidades: das 9h às 17h, não podendo funcionar aos sábados, domingos, feriados e às segundas-feiras;(b) Shoppings: das 11h às 20h, não podendo funcionar em feriados, sábados, domingos e terças-feiras;(c) Lojas de Rua e Galerias: das 10h às 18h, não podendo funcionar em feriados, sábados, domingos e segundas-feiras;
- Igrejas e templos religiosos, 30% da capacidade máxima;
- Salões de beleza, sob agendamento;
- Transporte Intermunicipal, com capacidade de 30%.
Permanecem as seguintes restrições:
- Suspensão de todos os eventos, pessoais e comerciais;
- Suspensão de boates, casas de shows e similares;
- Ônibus, funcionando com 50% de capacidade;
- Marinas e Clubes Náuticos: fechados em fins de semana.
Publicidade
Continua após a publicidade
Confira o decreto na galeria de arquivos