MACEIÓ

Crianças de 7 anos e sem comorbidades começam a receber vacinas contra a covid-19

Imunização será no Maceió Shopping, Praça Padre Cícero, Terminal do Osman Loureiro e Papódromo
Por SMS/Maceió 27/01/2022 - 17:54
Atualização: 28/01/2022 - 08:40

ACESSIBILIDADE

SMS/Maceió
Prefeitura de Maceió começa a vacinar crianças de 7 anos sem comorbidades
Prefeitura de Maceió começa a vacinar crianças de 7 anos sem comorbidades

A Prefeitura de Maceió começa a vacinar crianças de 7 anos sem comorbidades contra a covid-19 nesta sexta-feira (28). Com isso, o público beneficiado com a imunização na capital passa a ser crianças de 7 a 11 anos sem comorbidades e de 5 a 11 com comorbidades e/ou deficiência permanente. 

A vacinação pediátrica é aplicada em espaços específicos com decoração temática e recreação. Nos demais espaços a vacinação segue para pessoas de 12 anos ou mais com aplicação de primeira, segunda e doses de reforço.

A vacinação pediátrica acontece em espaços preparados para a criançada nos quatro pontos fixos, que funcionam no Maceió Shopping (Mangabeiras), no horário das 9h às 21h e na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Papódromo (Vergel) das 9h às 16h.

Para cumprir o tempo mínimo de 20 minutos de observação pós-vacinação, as crianças dispõem de espaços temáticos e interativos para assegurar a elas um ambiente acolhedor. 

Especialistas reafirmam que a imunização de toda a população vacinável, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é fundamental para o controle da pandemia.

“As crianças não vacinadas estão suscetíveis à Covid-19. As crianças pegam a Covid-19 e adoecem também, precisamos ter isso em mente. Mesmo as crianças assintomáticas podem disseminar o vírus, por isso, precisamos ter o máximo de cuidado com essas medidas em geral. A variante Ômicron tem uma capacidade de transmissão muito maior, como estamos vendo. A vacinação para as crianças de 5 a 11 anos, assim como dos adolescentes, já em andamento, vai melhorar bastante essa situação. A responsabilidade dos adultos é fundamental, tanto na própria imunização, completando o esquema vacinal, quanto na vacinação das crianças”, afirma o médico infectologista Renee Oliveira. 

“Precisamos também intensificar os cuidados com a proteção não farmacológica, mantendo o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos”, reforça o médico.

Desde o início da vacinação pediátrica, em 17 de janeiro, Maceió vacinou 5.281 crianças, o que representa apenas 5,4% do público infantil. A Prefeitura tem dedicado o máximo esforço para ampliar a adesão à vacinação pediátrica, com funcionamento nos fins de semana para facilitar o acesso aos pais que trabalham durante a semana.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato