ACESSO LIVRE
Maceió terá ônibus gratuito no 2º turno das eleições
Custo com a passagem do transporte impactou o número de abstenções no 1º turno
Os eleitores de Maceió terão transporte gratuito no dia 30 de outubro, quando ocorrerá a votação do 2º turno das eleições gerais. A informação não foi divulgada ainda pela Prefeitura, mas confirmada ao site Poder 360.
Ao menos 13 capitais, incluindo Maceió, vão oferecer transporte público gratuito. A medida contempla uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou que prefeitos e empresas liberem o acesso da população ao serviço sem caracterizar crime eleitoral.
A Corte formou maioria na 4ª feira (19) para confirmar uma determinação do ministro Roberto Barroso sobre o tema. A decisão do ministro atende a um pedido da Rede Sustentabilidade. Congressistas da sigla, do PT e do PSB também solicitaram o aumento da oferta de transporte público em um encontro com Barroso.
A justificativa é de que o custo com a passagem do coletivo impactou o número de abstenções no 1º turno. Em Maceió, 19,1% dos eleitores não compareceram para votar.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, encaminhou aos prefeitos a decisão do STF e destacou que os magistrados eleitorais devem orientar os gestores das 102 cidades a viabilizarem o cumprimento, com urgência, do acesso gratuito ao transporte público no dia da eleição.