CULTURA ALAGOANA

Primeiro museu a céu aberto da cultura afro-brasileira em AL é reconhecido como Ponto de Memória

Axé Pratagy promove diversos projetos culturais visando combater o preconceito
Por Redação 04/08/2023 - 19:28
Atualização: 04/08/2023 - 19:49

ACESSIBILIDADE

Axé Pratagy
Axé Pratagy valoriza a memória social brasileira
Axé Pratagy valoriza a memória social brasileira

O Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té/Axé Pratagy ganhou um importante reconhecimento nesta semana. O primeiro museu a céu aberto da cultura afro-brasileira de Alagoas foi reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus como Ponto de Memória.

Inaugurado no dia 7 de fevereiro de 2020, o Axé Pratagy tem um papel educativo a respeito das tradições afro-brasileiras, liderado pelo babalorixá Célio Rodrigues. Lá, diversos projetos culturais são promovidos, enriquecendo a diversidade cultural e religiosa de Alagoas.relacionadas_direita

"O certificado comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira", registra o documento do Instituto Brasileiro de Museus.



Pai Célio conta que a criação do Axé Pratagy, que fica no bairro de Riacho Doce, em Maceió, visa, dentre outros aspectos, combater a discriminação. “Sempre sonhei com um espaço em Maceió que contasse a história do povo negro alagoano e não existe lugar melhor que o terreiro para contar as nossas histórias. Então resolvi montar e fazer o museu a céu aberto, com o objetivo de minimizar os preconceitos".

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato