REDES SOCIAIS

Choquei: quem é Raphael Souza, dono da página acusada de disseminar fake news

Página fez divulgação equivocada de um suposto envolvimento entre Jéssica Canedo e Whindersson Nunes
Por Redação 24/12/2023 - 13:14

ACESSIBILIDADE

Redes Sociais/Reprodução
Raphael Souza, criador da página Choquei, no Instagram e no Twitter
Raphael Souza, criador da página Choquei, no Instagram e no Twitter

Raphael Sousa, ex-estudante de publicidade e propaganda, enfrenta críticas por gerenciar a página "Choquei" no Instagram, acusada de disseminar notícias falsas. Recentemente, a polêmica envolveu a divulgação equivocada de um suposto envolvimento entre Jéssica Canedo e Whindersson Nunes, notícia que ganhou destaque após o trágico falecimento da jovem de 22 anos.

Abandonando seus estudos para se dedicar à página, Sousa transformou o perfil em um negócio lucrativo, acumulando mais de 21 milhões de seguidores ao longo dos anos.

Antes disso, Raphael Sousa Oliveira, filho de um autônomo com uma funcionária pública e nascido em Goiás, trabalhava como vendedor de chip de uma operadora de telefone. Antes, tinha sido menor aprendiz.

Segundo o criador, em entrevistas recentes, a conta angariou patrocínios de grandes marcas como Burger King, Budweiser e Zé Delivery, inicialmente comercializando publicidade para pequenas lojas e influenciadores digitais.

Em 2014, Raphael iniciou a jornada no universo digital, vendendo anúncios para celebridades como Wesley Safadão, Simone e Simaria, e Carlinhos Maia. Apesar de seu rápido crescimento, Sousa fez parte da Banca Digital, braço da Mynd, da qual se desvinculou há aproximadamente dois anos.

A página, conhecida pela divulgação rápida e muitas vezes descontextualizada de notícias, reproduz conteúdos originados em veículos tradicionais, acompanhados por chamadas impactantes, como "Urgente" e "Grave".

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato