PARAÍBA

Quem é Hytalo Santos, influenciador investigado por exploração infantil

Conteúdo publicado alcança 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube
Por Redação 17/12/2024 - 09:32

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
O infuenciador digital Hytalo Santos
O infuenciador digital Hytalo Santos

O influenciador Hytalo Santos é alvo de investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) por suposta exploração de imagens de menores em vídeos publicados em redes sociais. O conteúdo alcança 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube.

Os vídeos mostram o influenciador paraibano, de 26 anos, interagindo com adolescentes, que ele chama de "Turma do Hytalo" ou "filhos". Apesar de não haver adoção formal, os menores passam parte do tempo morando com ele. O material acumulou mais de 1,5 bilhão de visualizações no YouTube.

Nos conteúdos, menores aparecem usando roupas curtas e dançando músicas com teor sexual. Há também vídeos em que Hytalo filma adolescentes se beijando ou fazendo perguntas de cunho íntimo, como “já pulou a cerca?” e “já pegou mais de quatro na balada?”. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) veda a exploração de imagens que exponham menores ao vexame ou constrangimento.

Quem é Hytalo Santos

Hytalo Santos é natural de Cajazeiras, no sertão da Paraíba. Em entrevista ao podcast PodDelas, em (2023), ele relatou ter iniciado cursos de letras e pedagogia, mas abandonou os estudos para investir na carreira de dançarino.

O influenciador disse que conheceu a primeira integrante da “Turma do Hytalo” em uma aula de dança quando ela tinha nove anos. Os primeiros vídeos no YouTube, datados de novembro (2020), mostram a criança dançando funk ao lado de Hytalo.

A partir de (2021), ele começou a incluir outros menores nos vídeos. Algumas mães aparecem nos conteúdos em tom amistoso e agradecido pelas oportunidades. Em um dos vídeos, uma mãe se emociona ao afirmar que não poderia presentear o filho com um iPhone.

Ele começou na internet mostrando seu talento na dança, mas ficou conhecido nacionalmente como “aquele que deu um Iphone para a Virginia como mimo em seu convite de casamento”.

Entre os vídeos com maiores visualizações estão pegadinhas e desafios. Um vídeo de (2021) intitulado “Selinho na Árvore” mostra uma menina de 13 anos beijando um garoto de 16. Em outro, duas meninas, de 12 e 13 anos, respondem perguntas como “Quem é mais provável de pegar três no mesmo dia?”.

Outro lado

Em nota, o influencer disse por meio de advogado, que é alvo de "falsas acusações que produzem ataques à sua honra", que os vídeos seguem a lei e que já prestou esclarecimentos ao MPBP.

"Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E se dessas acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para reestabelecer a verdade e arquivá-los. Todo conteúdo que é produzido pela equipe de Hytalo Santos observa estritamente as regras e diretrizes das próprias plataformas em que são divulgados e ainda a um compliance rigoroso para evitar qualquer infração legal."

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato