DOIS ANOS SUSPENSO

Gabigol é suspenso por tentativa de fraude em antidoping; entenda o caso

Justiça Desportiva Antidopagem considera o atacante culpado
Por Redação 25/03/2024 - 16:53

ACESSIBILIDADE

Alexandre Vidal/Flamengo
Gabigol, jogador do Flamengo
Gabigol, jogador do Flamengo

O jogador do Flamengo, Gabigol, foi punido com uma suspensão de dois anos do futebol em decorrência de irregularidades no exame antidoping. O processo de julgamento teve início na semana passada e chegou ao fim nesta segunda-feira, 25. O jogador do Flamengo compareceu à audiência na Justiça Desportiva Antidopagem durante a tarde, que durou pouco mais de duas horas. A sanção será aplicada a partir de abril, mas é possível recorrer da decisão.

O resultado do julgamento foi decidido por uma margem apertada de 5 a 4 a favor da punição a Gabigol. A acusação contra o jogador envolveu a violação do artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere à "fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle". Segundo o código, a condenação pode acarretar em uma suspensão de até quatro anos.

A denúncia foi apresentada no final de dezembro, e a defesa foi enviada dentro do prazo no dia 26 de janeiro, com o respaldo de imagens das câmeras de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para sustentar a versão do atleta.

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Mesmo que o tenha feito e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle" e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

A punição, se prevalecer após o recurso, vai extrapolar o tempo que Gabigol tem de contrato com o time carioca. O atual vínculo vence em 31 de dezembro de 2024


Encontrou algum erro? Entre em contato