Estados Unidos terão Senado mais jovem

Por 06/11/2014 - 08:34

ACESSIBILIDADE


Entre os 11 novos senadores que saíram vitoriosos nas eleições de meio de mandato dos Estados Unidos, na terça-feira, oito têm menos de 60 anos e um, apenas 37. Os legisladores são, em média, 16 anos mais jovens do que os atuais.

A idade média dos novos senadores é de 50 anos, contra a média de 66 anos dos legisladores que serão substituídos.

Segundo o jornal “Washington Post”, os novos calouros — incluindo dez republicanos e um democrata — aparentam ser diferentes do grupo influenciado pelo Tea Party que entrou no Senado na onda republicana de 2012.

A maioria dos novos legisladores tem muita experiência no governo. Três já ocuparam cargos em nível estadual. Outros cinco são membros da Câmara dos Representantes, onde os republicanos tenderam a apoiar o líder da casa, John Boehner, em suas longas e muitas vezes infrutíferas brigas com sua própria ala do Tea Party.

Aos 37 anos, o senador eleito Tom Cotton, um republicano do Arkansas, é o mais jovem do grupo, enquanto o republicano da Geórgia, David Perdue, 64 anos, é o mais velho.

Na noite de terça-feira, muitos dos calouros do Senado pareciam pensar que o maior problema de Washington era a falta de competência, de acordo com o “Post”. Eles demonstraram acreditar que falta aos legisladores atuais foco ou o estômago para se encontrar soluções de longo prazo para grandes problemas.

Vários falaram de um retorno às antigas tradições do Senado, nas quais os dois partidos trabalharam juntos em reformas de longo alcance.

— Eu sou o único engenheiro químico no Congresso — discursou Steve Daines, de Montana, depois de ganhar uma cadeira no Senado. — Os engenheiros são treinados para resolver problemas, não para ganhar argumentos.

Além de expandiram a sua maioria na Câmara de Representantes, os republicanos conseguiram nas eleições de terça-feira o controle do Senado, num duro revés para o governo do democrata Barack Obama.

 

Fonte: O Globo


Encontrou algum erro? Entre em contato